Industrial IoT Solutions e Cantier Systems formalizam parceria

Industrial IoT Solutions e Cantier Systems formalizam parceria

Industrial IoT Solutions e Cantier Systems formalizam parceria

O objetivo é trazer para os mercados brasileiro e latino-americano a plataforma que tem auxiliado inúmeras empresas do sudeste asiático a informatizar seus processos

Firme no propósito de ampliar seu portifólio e oferecer às indústrias brasileiras e latino-americanas as tecnologias de última geração para auxiliá-las em seus processos de transformação digital, a Industrial IoT Solutions, distribuidora de soluções para a Indústria 4.0, oficializou em abril uma parceria com a Cantier Systems, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas para Smart Factory (Fábricas Inteligentes), com sede em Cingapura. O objetivo é disponibilizar no Brasil e na América Latina a plataforma Cantier MES 4.0, que se diferencia dos sistemas MES convencionais (abreviatura de Manufacturing Execution Systems), voltados a gerenciar os processos produtivos no chão de fábrica, por incorporar as tecnologias IIoT, IA, Machine Learning e Big Data Analytics.  

Com a implementação do MES 4.0, as indústrias de diferentes áreas de atuação poderão substituir atividades que até então eram feitas manualmente por processos informatizados. “Assim será possível ao gestor saber tudo o que está acontecendo no chão de fábrica em tempo real como, por exemplo, acompanhar uma ordem de produção, verificar motivos de paradas, monitorar funcionários que estão trabalhando em diferentes setores, entre outras tarefas e, com isso, melhorar o OEE (sigla em inglês para Eficiência Global do Equipamento)”, explica Ruslan Segursky, Technical Specialist da Industrial IoT Solutions.

As perspectivas de adoção dessa solução no Brasil, em particular, são promissoras, segundo Hélio Samora, CEO da Industrial IoT Solutions, que se baseou num estudo recente realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o qual revelou que atualmente apenas 19% das indústrias no país utilizam um sistema MES, mas esse percentual deverá subir e chegar a 49% no futuro próximo. “Muitas fábricas ainda utilizam sistemas básicos de automação, como sensores, controladores de processos e PLCs, entre outros, e deverão investir na plataforma MES para se tornarem mais eficientes, substituindo os controles que ainda são feitos manualmente e em papel, pelo modelo digital”, destaca Samora.  

Diferenciais

O Cantier MES 4.0 se diferencia dos sistemas dos concorrentes por ter capacidades de uma plataforma completa e real de MES a um preço competitivo. “É o melhor custo-benefício do mercado, além de apresentar funcionalidades referentes à organização das ordens de produção que podem ser feitas dentro da própria plataforma, como, por exemplo, determinar qual máquina e/ou célula vai produzir um determinado produto. O MES 4.0 também possui sistemas de manutenção integrados, o que permite gerar ordens e controle da equipe responsável por esse serviço, o que também é um grande diferencial”, explica Segursky.

O especialista destaca ainda que devido à pandemia é importante reduzir o número de funcionários no chão de fábrica. “Quando informatizamos os processos conseguimos diminuir a quantidade de pessoas circulando dentro das plantas fabris. Numa situação normal, um profissional seria contratado para fazer os apontamentos, devendo conversar com cada operador para saber e anotar o que estava sendo executado, quantas peças foram produzidas, etc. No final do dia ele faria um relatório com essas informações e distribuiria para as pessoas. Com essa plataforma não precisaríamos ter pessoal andando no chão de fábrica para fazer a coleta manual dos dados. Isso contribuirá para o distanciamento social e para a contenção da covid, permitindo aos gestores verificar remotamente e em tempo real a realidade da fábrica”.

Samora acrescenta que a Cantier tem forte atuação nos países do sudeste asiático, como Malásia, Filipinas e Índia, e atualmente está em processo de expansão para outros mercados, como o europeu, norte-americano e latino-americano. “A empresa ainda não tem clientes no Brasil, mas apresenta grande interesse em oferecer sua solução especialmente para as indústrias químicas e do setor sucroalcooleiro devido à grande expertise adquirida em outros países asiáticos e também pelo fato de o nosso país figurar entre os maiores produtores mundiais de álcool e açúcar”, destaca Samora, acrescentando que a plataforma também é indicada para a manufatura discreta e indústrias de todos os segmentos.

Fundada em 2010 por Prabakar Selvam, em Cingapura, a Cantier Systems tem como meta se tornar a empresa número um no fornecimento do Software Cantier MES 4.0 para indústrias dos setores de manufatura, eletrônica, automotiva, metalurgia, aeroespacial, alimentos e bebidas, construção modular, açúcar e bioenergia.  A ideia é oferecer soluções da Indústria 4.0 para ajudar os clientes a criar a fábrica inteligente do futuro (Smart Factory). Essas soluções incluem roadmap da indústria 4.0, automação de equipamentos, SCADA e HMI, soluções de RFID e automação de processos robóticos, IA e nuvem. A carteira de clientes inclui as empresas: LittelFuse, Cypress, Mitsubishi, Asian Transmission, ShinEtsu, Toshiba, Hitachi Cables, Hewtech, Sunpower, AG&P. Prabakar Selvam fez mestrado em aplicativos de computador (MCA) pela Bharathidasan University, Índia. Atualmente, preside o Conselho de Administração da MESA APAC. Em 2020, a revista CIO Views o reconheceu como um dos “10 melhores empreendedores com histórias inspiradoras”. Ele também foi homenageado com o prêmio “10 Melhores CEOs de 2017” pela Industry-Era Magazine, e premiado entre os “30 Empreendedores do ano de 2017” pela revista The Silicon Review, publicada no Vale do Silício, Califórnia.

Silvia Giurlani