Monitoramento de Barragens em Tempo Real é o Presente

Monitoramento de Barragens em Tempo Real é o Presente

Monitoramento de Barragens em Tempo Real é o Presente

Não é equivocado dizer que o empreendimento mineiro é, muitas vezes, malvisto pela população que o cerca e pelo público em geral. A ocorrência de acidentes é um agravante que tem impactado o mundo da mineração como um todo.

Nos últimos anos a recorrência de fatalidades levantou questões bastante pertinentes quanto à forma de execução e monitoramento de estruturas como barragens e taludes de mina. A primeira delas, geralmente a estrutura mais crítica do empreendimento, é também a que deve receber maior atenção. É sobre as barragens de rejeitos que todos os olhos estão voltados no momento.

Visando prevenir acidentes como o de Mariana em 2015, a Agência Nacional de Mineração (ANM) publicou em 2017, a Portaria ANM nº 70.389. Desta forma, criando o Cadastro Nacional de Barragens de Mineração e dissertando sobre outros temas importantes, como os Planos de Segurança e de Ações, além de Revisões e Inspeções.

O cadastramento da estrutura deve ser feito através do Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens de Mineração (SIGBM). Uma vez cadastrada fica a cargo da ANM ranquear a barragem em níveis de Risco e Dano Potencial Associado mostrado na tabela 1.

 De acordo com a classificação que é atualizada pela agência a cada 5 anos, o empreendedor deve implantar sistemas de monitoramento. Em 2019 a ANM atualizou a norma e, a partir da data desta publicação, as mineradoras têm 1 ano para se adequar ao novo modelo de monitoramento.

Barragens com alto DPA devem ser, obrigatoriamente, monitoradas em tempo integral e instrumentadas com sensores piezométricos, de subsidência, inclinômetros, dentre outros. TODOS automatizados.

Os dados destes sensores devem ser analisados e tratados. Caso haja necessidade, medidas devem ser tomadas no intuito de elevar o nível de segurança e confiabilidade da operação da barragem. Ao final, as empresas devem enviar todas estas informações a ANM em forma de relatório.